Mais histórias

No Caminho Português de Santiago de Compostela

Diário de Viagem · Rías Gallegas
Abrir na app
Compartilhar
marcado
Meu mapa
Planear a rota aqui

Todos já ouviram falar do Caminho de Santiago, como aquela famosa rota de peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha, certo? Sim, isso está certo, mas na verdade, existem vários outros caminhos que levam a Santiago de Compostela.

Muitos caminhos levam a Santiago

A rota francesa é a mais conhecida entre os Caminhos de Santiago, mas há muitas outras. O Caminho Português é uma delas e é um percurso, que como as outras alternativas ao Caminho Francês, tem muito a oferecer. 

 
30.03.2010
moderado
611,7 km
170:00 h
8042 m
7803 m
Conhecido como Caminho Português, o percurso por Portugal do Caminho de Santiago conduz o peregrino de Lisboa pelo centro e norte de Portugal até ...
3
por Patrick Küpper,   Outdooractive Editors

Em busca de rotas menos freqüentadas, os peregrinos começaram a optar por outras menos conhecidas. Assim, a popularidade do Caminho Português aumentou com o tempo e agora também conseguiu se consolidar como um dos roteiros mais percorridos.

Sinalização para Santiago

Escolhendo o local de partida

Dependendo de quanto tempo você tem disponível, diferentes pontos de partida para o Caminho Português são possíveis. Quem quiser cobrir toda a distância de Lisboa a Santiago de Compostela deve levar em conta um período de três a quatro semanas. O percurso desde o Porto é mais curto e pode ser percorrido facilmente de dez a doze dias.

 
Vista sobre Lisboa

Se você não está com muita pressa, também pode levar um pouco mais de tempo para explorar o Porto. Embora um provérbio português diga que o Porto é um lugar de trabalho e Lisboa é um lugar de festa, a cidade é tudo menos uma cidade industrial cinzenta. Vale a pena ver em especial a cidade antiga, com suas vielas estreitas que levam muito abruptamente até as margens do rio Douro. Em 1996, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 
Porto

Começando na Catedral do Porto

O tradicional ponto de partida da peregrinação à partir da cidade do Porto é a Sé Catedral, no coração da cidade antiga. As setas amarelas, pintadas no asfalto, pedras à beira do caminho, ou paredes das casas, são o símbolo que mostra ao peregrino o caminho para Santiago.

 

Quem segue as setas é guiado pela periferia do Porto e experimenta a transição fluida da grande cidade dinâmica para o idílio pacífico da província. O norte do Porto é caracterizado por milheirais, antigas pontes de pedra, rios e pequenas vilas com igrejas barrocas.

 
Vista sobre o Porto

Rates é a primeira de três cidades portuguesas a ter albergues oficiais para peregrinos e está localizada a 36 quilômetros do Porto. Para completar esta primeira etapa, os peregrinos devem estar dispostos a sofrer um pouco. No entanto, há também a opção de encurtar a distância até a próxima parada e passar a noite em uma das vilas entre Porto e Rates.

Sobre colinas, vales e a cidade antiga fortificada de Valença até a fronteira

Mais da metade dos 240 quilômetros deste percurso estão em território português. Colinas e florestas começam a dominar a paisagem, quanto mais ao norte vamos. Passamos por cidades pitorescas como Barcelos ou Ponte de Lima que estão localizadas nos vales do Rio Cávado e Rio Lima. Estas paisagens culturais começaram a se formar há milhares de anos.

Barcelos: Vista do centro histórico

A antiga cidade fortificada de Valença, cuja antiga cidade ainda é cercada por imponentes muralhas de pedra, sobe acima do Rio Minho, que marca a fronteira com a Galiza. A fortaleza é um vestígio das rivalidades que existiram no passado entre os reis de Espanha e Portugal. 

Grande corrida de peregrinações de Tui na Galiza

A ponte europeia que liga as margens do Minho mostra que as rivalidades já existem há muito tempo. Do outro lado, está Tui, a primeira cidade em solo espanhol. Não é apenas o estilo arquitetônico diferente das igrejas que impressiona aqui - as igrejas barrocas rebocadas e pintadas de branco típicas de Portugal são substituídas na Galiza por construções rústicas e de aparência desafiadora em granito não rebocado - mas sobretudo o súbito aumento do número de peregrinos.

Tui e sua catedral de Santa Maria

Para poder se registrar no escritório de peregrinos de Santiago e reclamar o certificado de peregrinação "Compostela", "somente" os últimos 100 quilômetros precisam ser percorridos a pé, razão pela qual muitos peregrinos iniciam sua viagem somente em Tui. Além disso, a rede de albergues públicos onde você pode passar a noite gratuitamente é muito mais densa na Espanha do que em Portugal.

O destino: A Catedral de Santiago de Compostela

A paisagem muda visivelmente na Galiza. Os espaços abertos são mais raros, mas o Caminho de Santiago agora leva por longos trechos de floresta tropical perfumada de eucaliptos. Após alcançar a Ría de Vigo em Redondela, uma baía parecida com um fiorde do Oceano Atlântico, a rota continua até Pontevedra, a maior cidade da rota depois de Porto e Santiago.

Finalmente, à partir do Padrón, onde a lenda diz que o corpo decapitado do apóstolo Tiago, o Ancião, foi trazido após sua transferência da Palestina, é apenas um dia de etapa até o final. A chegada a Santiago de Compostela sempre evoca sentimentos diferentes nos peregrinos: enquanto alguns estão felizes por finalmente terem superado os esforços da longa caminhada com bolhas nos pés e outras enfermidades físicas, outros sentem pena de não precisar se levantar na manhã seguinte e continuar caminhando. Para eles, o caminho é o verdadeiro objetivo e já estão planejando secretamente sua próxima peregrinação no Caminho de Santiago.

Portal Sul da Catedral de Santiago de Compostela

 

 

Responsável por este conteúdo:
Outdooractive Editors 
outdooractive.com User
Autor
Patrick Küpper
Atualizado: 28.04.2020

Perguntas & Respostas

Coloque a primeira questão

Você tem alguma dúvida sobre este conteúdo? Aqui é o lugar certo para fazer essa pergunta.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Seja o primeiro a avaliar e ajude outros usuários


Fotos de outros


  • 2D 3D
  • Meu Mapa
  • Conteúdos
  • Show images Hide images