Mais histórias

Machu Picchu: Uma cidade misteriosa acima das nuvens

Relatório · Peru
Abrir na app
Compartilhar
marcado
Meu mapa
Planear a rota aqui

Machu Picchu - a cidade em ruínas no alto dos Andes peruanos foi construída pelos Incas no século XV. Erroneamente, é muitas vezes descrita como a "Cidade Perdida dos Incas". Hoje a cidade é uma das atrações turísticas mais populares da América do Sul e um grande número de visitantes ameaça sua cultura e seu patrimônio natural.

A Cidade acima das Nuvens

A cidade inca de Machu Picchu foi construída por volta de 1450 a 1460 em um cume nos Andes. As ruínas da cidade estão localizadas a uma altitude de 2430 m entre os picos de Machu Picchu e Huayna Picchu (port. picos Antigo e Jovem) e a cerca de 80 km de Cusco.    

Os terraços são ligados por escadas. Mais de 200 prédios de pedra estão situados no complexo, a maioria dos quais foram preservados ou reconstruídos até hoje. A cidade tinha um sistema de abastecimento de água e também um sistema de esgoto. Até 1000 pessoas poderiam viver na cidade. Dividido em diferentes áreas, como bairros residenciais, palácios, prédios públicos (por exemplo, templos) e áreas agrícolas, é provável que se tenha assumido uma população completa com uma família dominante, servidores, especialistas religiosos, bem como trabalhadores e agricultores.

A Descoberta da Cidade Inca

Hiram Bingham III. em frente à sua tenda próximo a Machu Picchu em 1912

Normalmente, diz-se que o explorador americano Hiram Bingham é o descobridor da cidade inca. Em 1911, ele estava em uma expedição da Universidade de Yale em busca da "Cidade Perdida dos Incas", nos Andes. Com a descoberta de Machu Picchu, ele acreditava ter atingido seu objetivo. No entanto, Vilcabamba é considerada a verdadeira cidade perdida após ter sido descoberta na década de 1960 por fotografias aéreas americanas e expedições resultantes.

Antes de Bingham, inúmeros outros "descobridores" tinham estado em Machu Picchu e, portanto, esta conquista não pode ser atribuída a ele. Após os Incas terem deixado sua cidade durante a conquista espanhola, ela não foi descoberta pelos espanhóis, porém, com o passar do tempo, vários exploradores e agrimensores se depararam com as ruínas. Os indígenas também devem ter tido conhecimento sobre a existência e as localizações de Machu Picchu. Bingham tornou a cidade conhecida internacionalmente e é por isso que muitas vezes é agraciado com o status de descobridor.

As Ruínas como Residência de Verão do Rei

Por que Machu Picchu foi construído? Há muitas teorias circulando em torno do uso da cidade inca. Atualmente a teoria mais comum é que o rei Inca Pachacútec Yupanqui (governou entre 1438 e 1471) ordenou a construção de Machu Picchu para ter uma segunda residência. A família real foi para as montanhas para relaxar e seus criados ficavam lá durante todo o ano. Assim, não faltou nada durante uma estadia. Esta teoria é sustentada por achados arqueológicos (ruínas e esqueletos) e, portanto, é a mais provável.

Machu Picchu

O Risco do Turismo

Desde 1983, Machu Picchu faz parte do patrimônio mundial da UNESCO e, em 2007, foi premiada como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. As ruínas da cidade são umas das maiores atrações turísticas da América do Sul. Todos os dias, mais de 2500 pessoas chegam para visitar a cidade acima das nuvens.

O turismo põe em perigo o patrimônio cultural e o meio ambiente. A UNESCO exige a redução do número de visitantes para 800 por dia e é estritamente contra a construção de um teleférico que suba até a cidade. Machu Picchu fica bem no meio dos Andes e é de difícil acesso. Com um teleférico, seria mais fácil para os turistas subirem a montanha. O fluxo de visitantes, no entanto, aumentará drasticamente e os riscos de um deslizamento de terra serão maiores.

É compreensível que muitas pessoas queiram visitar as ruínas da cidade. Entretanto, todos devem ter em mente que o patrimônio cultural deste lugar deve ser mantido e com cada vez mais pessoas vindo, isso é muito difícil de garantir.


Responsável por este conteúdo:
Outdooractive Editors 
outdooractive.com User
Autor
Wiebke Hillen 
Atualizado: 30.04.2020

Perguntas & Respostas

Coloque a primeira questão

Você tem alguma dúvida sobre este conteúdo? Aqui é o lugar certo para fazer essa pergunta.


Avaliações

Escreva sua primeira avaliação

Seja o primeiro a avaliar e ajude outros usuários


Fotos de outros


  • 2D 3D
  • Meu Mapa
  • Conteúdos
  • Show images Hide images